Como é a questão do trabalho para um brasileiro que decide morar na Austrália? 

Trabalho é um tema que eu gosto muito de falar e que também é uma das principais preocupações para maioria das pessoas que pensam em morar fora do Brasil. Este é um assunto realmente relevante e vamos falar muito ainda dele aqui no Mentor Austrália.

Umas das minhas frases quando começo a falar de Austrália é: “Na terra dos cangurús só não trabalha quem não quer, não pode ou não precisa. E não importa o que você faça, qualquer tipo de trabalho é bem remunerado.”

Na minha opinião é isto a grande diferença que coloca a Austrália num patamar acima de muitos países do mundo que a permite ser classificada como país desenvolvido. É o pleno trabalho que faz com que a economia seja rica, a violência seja mínima e que as pessoas que querem tenham oportunidades para se desenvolverem. O consumo e a qualidade de vida são acessíveis a todos logo há um equilíbrio que ajuda todo o processo melhorar cada vez mais.

Emprego e trabalho são coisas diferentes e na Austrália esta separação é muito mais evidente do que no Brasil. Na Austrália as pessoas tem muito mais liberdade para negociar a venda da sua mão de obra do que no Brasil. O trabalho geralmente é pago por hora e as contratações casuais e temporárias são muito mais comuns.Quando falamos sobre trabalho para um brasileiro que planeja morar na Austrália é preciso pensar sob 2 perspectivas muito importantes e complementares:

1- TRABALHOS PARA CARREIRA- Tudo que envolve sua qualificação, desenvolvimento como profissional e experiência em uma profissão interessante para as listas de demanda profissional do governo da Austrália; - Geralmente envolve buscar cursos e qualificação técnica certificada; - Pode ser algo a se começar do zero ou prosseguir em sua vida profissional que tinha no Brasil; - Os salários para quem investem nesses tipos de trabalho podem não ser são tão atraentes no início; -O nível da sua fluência no inglês é mais exigido; - Pode ser necessário fazer estágios não remunerados e trabalhos voluntários; - Este é um tipo de investimento de construção, de plantio, com retirada em médio e longo prazo.

“Na Austrália só não trabalha quem não quer, não pode ou não precisa. E não importa o que você faça, qualquer tipo de de trabalho é bem remunerado.”

2- TRABALHOS DE SUSTENTO- Em resumo é dinheiro para pagar as contas, os estudos e as renovações de visto; - Este é um investimento com ganhos mais alto a curto prazo; - O fato de não ter experiência não é empecilho para trabalhar em certas atividades. Como exemplo posso lhe dizer que lhe dariam um trabalho de pintor ou pintora mesmo sem você nunca ter pintado uma parede; - O nível da sua fluência no inglês é menos exigido. Mesmo sem inglês nenhum você consegue trabalhar em vários lugares; -Muitas vezes é preciso esforço físico e simplicidade para encarar o trabalho com naturalidade; - É muito fácil e rápido encontrar trabalhos casuais que pagam um valor interessante por hora , hoje algo que gira entre 25 e 40 dólares australianos (Cerca de R$ 700,00 a R$ 1200,00 por dia); -Dependendo da atividade e da habilidade pode ir subindo e chegar em valores inimagináveis para o Brasil.

<Algumas formas para encontrar PONTO DE EQUILÍBRIO entre o que é necessário para hoje e o que é preciso investir para o futuro:A- CONCILIAÇÃO – Este é o melhor dos mundos. Trabalhar em algo que seja ao mesmo tempo algo para sua CARREIRA e um trabalho de SUSTENTO. Algumas atividades mais técnicas relacionadas a construção civil são um caminho onde é possível encontrar este equilíbrio. Carpintaria por exemplo é um trabalho que paga muito bem e sempre está nas listas de demanda do governo.B- IR DE CASAL – Este é uma das melhores estratégias pois um investe seu trabalho voltado para a CARREIRA e o outro foca no SUSTENTO. Quando o visto para o casal, um é o principal e o outro entra de companheiro no visto do outro, isto torna os custos menores.C- HORÁRIOS ALTERNATIVOS – No Brasil somos acostumado a trabalhar de segunda a sexta de 8 às 18 com 2 horas de almoço. Na Austrália a maioria dos trabalhos não tem dia ou hora padrão. Você pode trabalhar 24 horas por 7 dias. Se for esforçado e criativo dá para conciliar seu trabalho de CARREIRA com outros de SUSTENTO.D- RESERVA OU AJUDA FINANCEIRA – Se manter com recursos próprios enquanto investe na CARREIRA. Para quem tem uma situação financeira boa ou familiar de suporte, ou mesmo uma reserva para investir no seu futuro, usar este dinheiro para se manter enquanto ela de desenvolve é uma possibilidade.Deixar se seduzir pelo dinheiro dos trabalhos de SUSTENTO e colocar de lado o investimento em algo que enriqueça sua CARREIRA é o principal erro daqueles brasileiros que chegam na Austrália sonhando em se naturalizar. A maioria deles tem um desejo mas não tem estratégia nem dedicação orientada para percorrer o caminho certo.Vamos fazer um conteúdo especifico sobre os trabalhos de CARREIRA em um próximo material. Abaixo fizemos uma lista com os principais trabalhos de SUSTENTO realizados por nós brasileiros na Austrália.

“Você tem que achar o PONTO DE EQUILÍBRIO entre os dois tipos de trabalho apresentados para ter sucesso no seu projeto é imigrar para Austrália. "

O trabalho e o estudo são os principais caminhos para ir aplicando vistos mais interessantes até que um dia seja possível aplicar para um visto de residente permanente e devem ser tratados com dedicação na sua jornada na Austrália.

Algumas formas para encontrar PONTO DE EQUILÍBRIO entre o que é necessário para hoje e o que é preciso investir para o futuro:

CONCILIAÇÃO – Este é o melhor dos mundos. Trabalhar em algo que seja ao mesmo tempo algo para sua CARREIRA e um trabalho de SUSTENTO. Algumas atividades mais técnicas relacionadas a construção civil são um caminho onde é possível encontrar este equilíbrio. Carpintaria por exemplo é um trabalho que paga muito bem e sempre está nas listas de demanda do governo.

IR DE CASAL – Este é uma das melhores estratégias pois um dos dois investe seu esforço de trabalho para a CARREIRA e o outro foca no SUSTENTO. Além do mais quando o visto é para casal, um é o principal e o outro entra de companheiro no visto do outro, isto torna os custos menores.

HORÁRIOS ALTERNATIVOS – No Brasil somos acostumado a trabalhar de segunda a sexta de 8 às 18 com 2 horas de almoço. Na Austrália a maioria dos trabalhos não tem dia ou hora padrão, é normal achar trabalho na 24 horas do dia e nos 7 dias da semana. Se for esforçado e criativo dá para conciliar seus trabalhos de CARREIRA com outros de SUSTENTO.

RESERVA OU AJUDA FINANCEIRA – Se manter com recursos próprios enquanto investe na CARREIRA. Para quem tem uma situação financeira boa ou familiar de suporte, ou mesmo uma reserva para investir no seu futuro, usar este dinheiro para se manter enquanto a CARREIRA se desenvolve é uma possibilidade.

“Deixar se seduzir pelo dinheiro dos trabalhos de SUSTENTO e colocar de lado o investimento em algo que enriqueça sua CARREIRA é o principal erro daqueles brasileiros que chegam na Austrália sonhando em se naturalizar. "

A maioria deles tem um desejo mas não tem estratégia nem dedicação orientada para percorrer o caminho certo. Ao decidir se mudar para a Austrália é preciso deixar todos os preconceitos sobre trabalho no Brasil.

Temos um conteúdo especifico sobre os trabalhos de CARREIRA em um próximo material chamado as Melhores profissões para brasileiros se destacarem na Austrália. Abaixo fizemos uma lista com os principais trabalhos de SUSTENTO realizados por nós brasileiros na Austrália.

OS PRINCIPAIS TRABALHOS DE SUSTENTO REALIZADOS POR BRASILEIROS NA AUSTRÁLIA

1. Construção Civil

A construção civil é uma das molas principais da economia da Austrália hoje. Quando você anda pelas ruas você vê obras e profissionais ligados a este setor em toda parte. É um segmento que paga muito bem e oferece oportunidades até para quem não tem nenhuma experiência.

As atividades dentro da construção são bem segmentadas por etapa da obra e há muitas máquinas para ajudar no trabalho. Quase não existe o pedreiro que faz tudo como é comum no Brasil. Há opções de trabalho em dezenas de atividades, inclusive para mulheres.

Na Austrália ser um profissional da construção civil não é uma profissão com casos de discriminação como no Brasil. Estes profissionais são respeitados pela coragem e reconhecidos por ganharem bem.

Prometo que em breve faremos um conteúdo exclusivo sobre trabalhar em construção civil na Austrália.

2. Limpeza

Existem diferentes formas de trabalhar com limpeza na Austrália. A primeira é limpeza de empresas, que pode ser feito por contratação direta ou prestação de serviços por uma empresa de cleaning que é como chamamos a profissão por lá.Existem as limpezas para residências que é o que chamamos de faxina no Brasil. Onde pode-se trabalhar como autônomo onde se fecha um acordo direto com os donos da casa ou sendo funcionário de empresas que atendem várias residências.

E por último a limpeza de obras. Como o mercado da construção é super aquecido, há pessoas de limpeza especialistas somente em canteiros de obras.

Tanto as mulheres como os homens costumam trabalhar de cleaning na Austrália onde ganham fácil entre 30 e 50 dólares australianos por hora. Para execução do serviço geralmente se usa muitos aparelhos eletrônicos e produtos químicos que tornam o serviço menos manual do que no Brasil.

3. Hospitalidade

É todo tipo de empresa que envolve alimentação, cultura, lazer e turismo como restaurantes, cafés, eventos, entretenimento, hotéis, etc. São cargos como chef e ajudante de cozinha, garçom, baristas, montador de eventos, atividades em shows de música e muito mais.

Junto com a construção e a limpeza, hospitality, como se fala em inglês, é dos setores que mais emprega brasileiros na Austrália. O número de pequenas, médias e grandes empresas que atuam neste segmento é muito grande e são encontradas em todas as esquinas logo há inúmeros opções neste ramo de negócios.

4. Entregas

Como qualquer trabalho na Austrália é bem remunerado, entregas também é e acaba sendo uma das atividades preferidas para quem acaba de chegar no país.

Pode ser de bicicleta, carro, moto ou caminhão, por meio de aplicativos ou com cargo de motorista em empresas. Trabalhar com logística na Austrália é algo que emprega muitos brasileiros.

5. Babá e cuidador (a)

Cuidar de crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais é uma atividade valorizada na Austrália. Há muitas pessoas que necessitam e o governo oferece subsídios para quem é cidadão australiano e necessita.

6. Operador de Empilhadeira

As empilhadeiras são chamadas de Forklift por lá e são bastante comuns nas atividades que trabalham com armazenamento. É necessário um curso rápido e uma licença para exercer a atividade. Há muitos brasileiros operando forklift nas Warehouses (centro de estocagem e distribuição) por toda Austrália.

7. Mudanças

Este é um segmento que emprega muito brasileiro na Austrália, inclusive tem muitos empreendendo nessa área. Pelo fato de haver um giro de estrangeiros muito grande no país, este mercado é bem movimentado por lá. Eu mesmo já fiz alguns trabalhos casuais nesta atividade.

"Na Austrália vontade de trabalhar e aprender as vezes vale mais que experiência e inglês fluente"

Demonstrar envolvimento com o trabalho, responsabilidade e vontade de ser produtivo é super valorizado na Austrália. É normal você começar em alguma atividade cujo sua experiência é zero. Muitos trabalhos que você vai fazer você vai aprender na hora ou mesmo fazendo. Fique tranquilo que encontrar trabalho na Austrália é fácil, rápido e paga bem.

Compartilhe no seu Facebook
Compartilhe no seu Twitter
Compartilhe no seu Linkedin
Compartilhe no seu WhatsApp

Outros posts interessantes