As 7 melhores cidades da Austrália para um brasileiro morar e iniciar sua jornada rumo à conquista do passaporte australiano

Este conteúdo é para você que pensa em ir para Austrália com a intenção de um dia ser contemplado com um certificado de cidadão ou cidadã australiano, e assim ter o passaporte de um dos países mais desenvolvidos do mundo com várias cidades no topo das listas que classificam onde estão os melhores índices de qualidade de vida no mundo.

A Austrália é um país formado por imigrantes desde o início da sua história e será por longo tempo. No próximo ano a Austrália estima entregar 195.000 títulos de cidadão para pessoas nascidas em outros países.

Com conhecimento, planejamento, investimento e dedicação você pode ser um deles daqui alguns anos. Existem vários fatores envolvidos, sacrifícios e investimentos de vários tipos, é algo bem complexo e nosso objetivo será explicar, mas posso garantir que é bem mais palpável que muitos investimentos de vida para o futuro que a algumas pessoas investem como faculdades, concursos ou empresas.

A Austrália é o sexto maior do país do mundo e é quase do tamanho do Brasil. Apesar de seu extenso território, em termos de população a Austrália é 8 vezes menor que o Brasil com apenas 26 milhões de pessoas habitando a gigante ilha, que é belíssima no seu litoral e tem um enorme deserto no meio.

O fato de só ter fronteiras com o oceano, associado a uma boa administração e situação financeira boa, permitiu à Austrália ter um dos melhores desempenhos do mundo na questão da pandemia.

Se você pensa em morar lá apenas um período determinado e voltar, a escolha da cidade envolve outros fatores e a cidade que você vai morar não pesa tanto na decisão, mas de você quer imigrar a escolha da cidade certa pode te ajudar muito.

Mas não importa o seu objetivo principal, todos são bem vindos nesta viagem de conteúdo pelas melhores cidades da Austrália para um brasileiro que deseja ter sua dupla cidadania e ser um cidadão do mundo.

Há aproximadamente 26 milhões de habitantes na Austrália conforme o censo de 2021 e eles estão concentradas em algumas poucas cidades, a maioria no litoral.

Sydney, Melbourne e Brisbarne, que são as 3 maiores concentram juntas cerca de 50% da população do país. Se incluirmos nesta lista de cidades apenas Perth, Adelaide, Gold Coast, New Castle e Canberra o número já sobe para 70%.

Mesmo assim ainda podemos dizer que ainda existem muitas cidades pequenas é médias na Austrália. No país inteiro existem cerca de 100 cidades com mais de 10.000 habitantes.

Diante desta realidade é interesse do governo australiano povoar e desenvolver algumas regiões do país como estratégia para o seu crescimento. Sendo assim o governo federal e os estaduais constantemente criam políticas de imigração que favorecem a ocupação de cidades que precisam de profissionais para crescer.

Estes incentivos são baseados em profissões, que podem ser das mais simples até as mais qualificadas. É o que chamamos de listas de profissões. Elas variam de estado para estado e estão em constante mudança, pois são criadas conforme demanda de momento, então é preciso estar se atualizando sobre as mudanças, especialmente agora depois da pandemia, pois muita coisa está mudando em todo lugar.

“Para quem vai morar na Austrália com o objetivo de ficar, a cidade que você vai morar pode ser um ponto de virada que vai mudar todo o jogo e tempo de espera para você conquistar o visto permanente."

Diante desta abordagem queremos te alertar sobre o fato que a cidade que você deve escolher para morar deve ter muito a ver com a sua profissão e no caminho que você vai percorrer até a conquista do seu visto permanente. É altamente recomendável começar seu projeto de vida na Austrália já na cidade que pode te oferecer mais oportunidades de acordo com o seu perfil.

É importante se informar, analisar e pensar qual cidade é a melhor para sua realidade e assim traçar a estratégia correta. O fato de ser solteiro, casado ou família influencia, o clima, a profissão, o estilo de vida, há muitos detalhes que precisa de se ajustar.

Assessorar você nesta decisão importante é algo que o Mentor Austrália pode te ajudar para que você tenha acertabilidade. Isso significa melhor uso do seu tempo, otimização dos investimentos financeiros e antecipação de resultados.

Quando você escolhe a cidade somente pelas fotos das praias ou por alguma informação sem muito conhecimento de realidade, sua decisão torna-se emocional e pode prejudicar o alcance dos seus objetivos.

Nosso serviço é colocar nosso conhecimento, experiência e redes de contatos a sua disposição em toda Austrália para que você realize seu sonho de um dia conquistar seu passaporte australiano.

O planejamento para quem deseja conquistar a cidadania australiana envolve muitas etapas, investimentos, esforços e leva alguns anos. Até se tornar um permanente, que é como falamos na Austrália (seria o equivalente ao Green Card nos EUA), a maioria das pessoas passa por inúmeros vistos diferentes como: estudante, companheiro, pós graduado, trabalho, sponsor, etc. (eles são inúmeros) e todos os vistos acabam tendo alguma relação com a cidade que você escolheu para morar.Sydney, Melbourne e Brisbarne são cidades menos favoráveis em geral para este objetivo, mas não impossíveis, tudo depende muito do seu perfil educacional, profissional, financeiro e pessoal. Estas cidades também possuem demandas por profissionais de fora, mas geralmente são funções bem especializadas e com concorrência maior.

Muitos brasileiros se mudam incialmente par uma das 3 num primeiro momento e depois quando estão adaptados e entendem melhor o processo de imigração decidem se mudar para uma mais favorável a este objetivo.

Veja abaixo as cidades que consideramos as mais interessantes para quem está planejando embarcar neste sonho.

As 7 cidades da Austrália mais interessantes para se mudar e conquistar a cidadania australiana

7. Newcastle

Para posição número 7 escolhemos Newcastle. A segunda maior cidade de NSW que possui aproximadamente 572 mil habitantes e economia pulsante. Newcastle abriga muita gente jovem devido à sua reconhecida universidade.

Localizada a 160 Km de Sydney é a única na Austrália com um lado voltado para a praia e o outro para o porto. Não é uma cidade onde você encontra muitos brasileiros.

A natureza rica oferece muitas opções de lazer na cidade e nos arredores. As praias são espetaculares a região é muito rica.

6. Darwin

A número 6 é Darwin, a capital do estado do Norte com 133 mil habitantes é a opção para quem deseja se aventurar na parte de cima da ilha na região mais perto da Ásia.

A menor entre todas as capitais de estado australiana é uma cidade que incentiva muito a chegada de imigrantes e com isso cresce rápido.

5. Gold Coast

A cidade dos surfistas é também chamada por alguns de Disney Australiana graças a seus inúmeros parques temáticos como Warner Bros, Sea World, Wet`n Wild e vários outros.

Uma cidade bem desenvolvida, com edifícios altos de arquitetura moderna, praias incríveis, vida noturna agitada e muitas vagas de trabalho na área de alimentação, lazer e entretenimento além da construção civil.

O turismo por lá é intenso e ajuda movimentar a economia do estado de Queensland. Localizada junto a região de Sunshine Coast é considerada um paraíso dos amantes do surfe, sendo umas das cidades que recebe o circuito mundial da modalidade.

Gold Coast que possui cerca de 600 mil habitantes está a cerca de 1 hora de carro de Brisbarne, a terceira maior metrópole da Austrália. Tem custo de vida razoável, vida à beira do mar e calor quase o ano todo.

4. Canberra

A capital da Austrália possui cerca de 481 mil habitantes. Confesso para você que eu como brasiliense raiz que sou, encontrei muitas similaridades entre Canberra e Brasília.
Assim como no Brasil, os australianos construíram uma cidade para ser a capital federal com área para os prédios do governo, monumentos cívicos, avenidas largas, ruas paralelas e organização padronizada. Outra coisa em comum é a atmosfera do poder.
Localizada no meio do caminho entre Sydney e Melbourne, Canberra oferece muitas oportunidades de trabalho. Possui um inverno mais intenso que o de Sydney e não tem praia, mas é uma cidade bastante bonita e interessante. Canberra está há cerca de 200 Km das estações de esqui mais famosas da Austrália.

É uma cidade nova, moderna e bonita onde circulam os poderosos do país. Tem muitas opções de cultura, lazer e luxo.

3. Horbart

Um estilo de vida único e com um custo mais baixo que a média do país a capital da Tasmânia possui 222 mil habitantes. Localizada naquela pequena ilha que está no extremo sul do mapa da Austrália é um dos principais destinos dos brasileiros hoje pelas oportunidades oferecidas para conquista do visto permanente.

A cidade tem uma economia forte e cresce como destino turístico para os amantes da natureza e dos esportes de inverno. Na Tasmânia o inverno é mais rigoroso porque está no extremo sul da Austrália.

2. Perth

Perth sempre aparece no top 10 das listas de melhores cidades do mundo para morar. A quarta maior cidade do país com 2 milhões de habitantes está no extremo oeste do país longe de tudo. A grande cidade mais perto (Adelaide) está a cerca de 3000 km de distância.

Quase 80% da população do estado do Oeste vive na Grande Perth. Calma, bonita e de economia rica tem praias incríveis e boas para o surfe.

1. Adelaide

A terceira melhor cidade do mundo para se morar, segundo a revista The Economist, é a favoritas dos brasileiros hoje para morar. Muita gente que vive em Sydney e Melbourne está se mudando para lá.

Adelaide é a capital do estado do Sul e maior cidade considerada regional, por isso tem recebido muito investimento do governo. Para se consolidar como metrópole Adelaide tem favorecido a chegada de imigrantes.

Com cerca de 1,3 milhão de habitantes é uma mistura de cidade grande com praia e montanhas. Linda, organizada e acolhedora está no topo da nossa lista porque reúne oportunidades de trabalho, qualidade de vida e vantagens para imigração.

Se você quer conhecer mais sobre as cidades e descobrir qual delas seria melhor para o seu planejamento de morar na Austrália entre em contato com a gente que nós podemos te ajudar.

Outros posts interessantes