Hábitos australianos que adquirimos quando moramos na Austrália

Quando nós brasileiros chegamos na Austrália de mudança passamos a ter muitas coisas diferentes nas nossas rotinas diárias, afinal estamos mudando para um outro país no outro lado do mundo e isso é de esperar.

Algumas hábitos que temos no Brasil nós conseguimos manter quando vivemos na Austrália, como cozinhar comida brasileira por exemplo, mas por outro lado existem várias outros hábitos que serão parte do seu dia a dia que você não terá escapatória, terá que entrar no esquema dos australianos mesmo.

Muitas destas mudanças provavelmente você vai amar, algumas nem tanto e outras não farão muita diferença para você. A forma como cada pessoa encara as mudanças na sua vida tem a ver com a personalidade e o estilo de vida de cada um, então cada pessoa vai encarar de um jeito cada uma destas mudanças que podem ser grandes ou pequenas.

O contato com o mar mais constante e intenso por exemplo, como falaremos a seguir, é um ótimo exemplo de mudança positiva que acontecerá na sua nova fase de vida na Austrália. Aposto que as coisas que você vai gostar serão infinitamente superiores àquelas que você não vai curtir muito.

O mais importante quando optamos por viver em outro país é saber que as mudanças serão muitas e preciso ter um preparo psicológico para aceitar todas com leveza e alegria, pois só assim você se sentirá feliz vivendo imerso em outra cultura.

"Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças."

Viver no exterior pode ser uma experiência fascinante que proporciona autoconhecimento, mas muitas pessoas podem sentir dificuldade de superar os desafios iniciais que essa nova fase de vida pode trazer. Olhar para as dificuldades como oportunidades de aprendizado é a melhor maneira de superar as limitações em uma nova cultura. Veja as mudanças como algo bom e as aproveite da melhor forma.

Segue alguns hábitos de vida do Australiano que você com certeza irá incorporar na sua vida para se adaptar a vida na Austrália.

Hábitos do estilo de vida australiano que os brasileiros incorporam quando moram na Austrália

1. Aproveitar o mar sempre que dá

A relação do australiano com o mar é muito forte, tanto que cerca de 80% da população vive em cidades localizadas no litoral. Faz parte do estilo do australiano aproveitar tudo que o mar e as praias tem a oferecer . Esse é o primeiro hábito australiano que adquirimos ao viver na Austrália, um dos nossos preferidos que recebemos como toda alegria e prazer.

Essa paixão pelo mar é algo que nós brasileiros também carregamos, então quando chegamos na Austrália, aproveitamos como podemos e da melhor forma possível as belas praias do país. Em Sydney por exemplo eu acredito que você vai encontrar mais de 50% da comunidade brasileira vivendo em subúrbios que tem praia. Bairros como Bondi, Coogee, Dee Why, Brighton Le-Sands, Maroubra e Manly e vários outros locais perto da orla são os principais endereços dos brasileiros que vivem em Sydney.

Especialmente nos dias mais quentes e fins de semana as praias estão sempre cheias de gente que vai para nadar, surfar, pedalar, andar de skate e praticar vários esportes, ou simplesmente ler um livro ou relaxar. No verão o sol se põe depois das 8 horas e as pessoas ficam até tarde na praia.

O surfe é um dos esportes mais praticados na Austrália e algo que eles são realmente apaixonados, que é outra similaridade com os brasileiros. Muitos brazucas que já surfam no Brasil se sentem no paraíso quando estão na Austrália, já outros que nunca surfaram na vida se interessam por aprender e praticar.

O preço e a disponibilidade para comer frutos do mar na Austrália é enorme. Quem vive na ilha come mais peixe, camarão, lula e todos os frutos do mar do que quem vive no Brasil. Primeiro porque o valor é acessível do e segundo porque é saudável e gostoso. No que se refere a quantidade de restaurantes, lanchonetes e lojas especializadas neste tipo de alimento, o número de estabelecimentos onde se encontra peixe e frutos do mar frescos ou processados é bem superior a realidade do Brasil.

O Fish and Chips (Peixe frito com batata frita) é um dos principais pratos da culinária australiana e estabelecimentos que vende o lanche estão em todo lugar. Ao mesmo tempo que vende o peixe e os frutos do mar fritos ou grelhados na hora, eles também vende eles frescos para serem preparados em casa. Inclusive nos shopping centers você vai sempre encontrar.

A frota de barcos e todo tipo de embarcação no país é enorme. Tem muita gente que gosta de pescar usando barcos. Em todos os bairros é normal encontrar todo tipo de embarcação estacionada com reboques nas garagens das casas e também nas ruas.

2. Jantar como principal refeição

A preferência dos brasileiros é a hora do almoço, mas nas Austrália o jantar que é aquela hora que todos sentam e comem uma refeição de verdade. Na hora do almoço é mais comum as pessoas fazerem um lanche e só a noite junto com a família ou os amigos se reunirem para comer todos juntos à mesa.

Como nos ambientes de trabalho geralmente são só 30 min para almoçar muitas pessoas isto não é tempo suficiente para uma refeição mais elaborada, logo preferem sanduíches e outros lanches mais práticos. E também como muitos trabalhos envolvem esforço físico, uma refeição mais pesada pode não ser muito indicada para algumas pessoas.

O horário do jantar na Austrália costuma ser mais cedo que no Brasil. Tem gente que começa jantar a partir das 5 horas da tarde e dificilmente você vai ver alguém jantando depois das 8 da noite. Se for comer fora também, os restaurantes fecham cedo, então se você deixar para jantar tarde possivelmente só vai encontrar fast-food.

3. Vestir-se mais casual

Na Austrália as pessoas são super casuais para se vestir. A maioria das pessoas não se importam muito com o que os outros vão pensar sobre o que elas estão vestindo, logo você vai ver de tudo um pouco. Você vai encontrar os básicos, os criadores de moda, os religiosos, os apaixonados por marcas, os largados, os sujos e vários estilos que você nem imagina que existe.

As pessoas no geral usam muito roupas básicas. Na Austrália reina o moleton, a camiseta, a calça leg e a bermuda, para calçar usa-se muito tênis, bota, sandália sem salto e chinelo. A casualidade é tanta que você vai ver muito também é australiano andando descalço.

Outra coisa super normal na Austrália é as pessoas circularem nas ruas com a roupa toda suja após um dia de trabalho. A maioria dos profissionais da construção por exemplo trabalham o dia todo com terra, cimento e tudo mais e do jeito que saem do trabalho usam o transporte público, vão ao supermercado e até nos shoppings sem que sejam vistos com maus olhos.

As mulheres não se arrumam tanto no dia a dia como as mulheres no Brasil. Para uma mulher australiana sair de casa de qualquer jeito, descabelada e qualquer roupa é tranquilo. Tem mãe que acorda, só coloca um roupão e vai levar o filho na escola. Se uma mulher brasileira colocar todos os seus sapatos de saltos na mala que vai levar para a Austrália, tem a chance de nunca usar nem a metade mesmo vivendo no país por muitos anos, assim foi com a minha esposa.

A mistura de culturas cria uma miscelânea de estilos e de vestimentas típicas onde ninguém julga a forma do outro de se vestir e nos sentimos muito mais livres de julgamento.

4. Experimentar culinárias internacionais

Seja por escolha ou falta de opção, quem vive na Austrália come o tempo comidas de vários países diferentes do mundo. Você irá se deparar todo o momento com estabelecimentos de comida chinesa, libanesa, tailandesa, italiana, vietnamita, portuguesa, mexicana e por aí vai. O país é formado por imigrantes do mundo todo logo os estabelecimentos que vendem comida são de nacionalidades diversas.

Eu e minha esposa particularmente adoramos explorar novas cozinhas e sabores, então esta realidade na Austrália sempre nos trouxe muitas alegrias sob a ótica gastronômica. Para nossa filha Sofia que é uma criança ainda, todo alimento diferente causa estranheza, logo o básico para ela que é mais interessante.

No Brasil quando decidimos comer fora, geralmente encontramos fácil algum lugar que vende algo que conhecemos, sabemos como é feito e gostamos do sabor. Na Austrália isso nem sempre é possível. Muitas vezes você será feliz por descobrir novos sabores mas também algumas vezes você vai apostar numa escolha e se decepcionar. Como o tempo vamos conhecendo cada vez mais os lugares e pratos e assim formando nossa lista de lugares preferidos para comer.

5. Festas em parques públicos

Os parques públicos da Austrália tem uma estrutura espetacular e são muito aproveitados para celebrações de aniversários de crianças e adultos além de reuniões sociais de amigos e a famílias. A maioria dos parques, pequenos ou grandes, tem áreas para eventos com churrasqueira elétrica grátis, mesas, bancos, parquinhos para crianças, banheiros limpos e tudo mais.

Em Sydney por 3 vezes celebramos o aniversário de nossa filha Sofia em parques e foi muito legal todas as vezes. A estrutura é sempre muito boa e tudo muito bem cuidado logo é uma ótima opção pois é mais barata e ao ar livre.

Muitas praias e outras áreas públicas na Austrália também tem essas áreas de eventos com churrasqueiras onde os brasileiros adoram fazer seus encontros.

6. Pontualidade

Os horários combinados para qualquer coisa na Austrália costumam ser obedecidos com rigor. A Austrália é um país de colonização inglesa e como tal herdou dos seus colonizadores a famosa pontualidade britânica. Trens e ônibus por exemplo obedecem certinho os horários que estão estabelecidos na sua programação. Se eles chegam mais cedo ficam na ponto de parada parados esperando para sair no horário marcado.

No trabalho também há uma rigidez no trato com o cumprimento do horário. Na entrada, na saída e nos intervalos de um dia de trabalho é preciso obedecer o horário certinho. É normal que 5 minutos de atraso seja tratado como falta grave e em muitos casos pode causar até demissão.

As festas tem hora exata para começar e terminar. Todo mundo chega exatamente na hora que está marcada no convite e todo mundo parte antes do horário estipulado para o fim que também estava no convite.

Brasileiros costuma não são ser muito cumpridores de horários marcados. Faz parte da nossa cultura chegar atrasado sempre alguns minutos e as vezes até horas, principalmente para eventos sociais, no entanto na Austrália se isso acontece somos vistos como descomprometidos e mal educados, sendo assim, o hábito da pontualidade é algo que você terá que incorporar na sua vida queira ou não queira.

7. Acorda e dormir muito cedo

Na Austrália a maioria dos horários de trabalho começam as 7 da manhã, logo acordar por volta das 5 da manhã e sair de casa com o dia ainda escuro é muito normal. O horário dos engarrafamentos no trânsito, que acontece em alguns lugares, já começa acontecer entre 6 e 7 da manhã.

Assim como o horário de acordar é cedo, o horário de dormir também acaba sendo. A maioria dos comércios fecham antes das 6 da tarde e quando dá 8 da noite já quase não se vê mais gente na rua pois as pessoas já estão em casa descansando e se preparando para o dia seguinte.

Para muitos brasileiros acordar cedo é bem normal então não terão muita estranheza ao chegar lá, mas para a maioria de nós o hábito de acordar cedo é um sacrifício que na Austrália não terá escapatória, tudo claro dependendo das necessidades e o tipo do seu trabalho.

8. Horário e uniforme da escola das crianças

Este item é mais para quem tem criança com idade escolar. Nas escolas australianas para crianças o horário de início é por volta de 9 da manhã e o de saída por volta de 3 da tarde. Acostumar-se com esse horário e incorporá-lo na rotina pode ser complicado para algumas famílias. Como os horários de trabalhos dos pais costumam iniciar antes e terminar depois é preciso sempre organizar um esquema que se adeque a rotina da família.

Outra coisa diferente na Austrália são os uniformes escolares das crianças que são bem mais formais que aqueles que estamos acostumados. Na Austrália as meninas usam muito vestidos e os meninos gravatas. Como calçado se usa muito mais sapatos que tênis. Além disso o chapéu também faz parte do uniforme.

Se você deseja saber mais sobre a vida de um brasileiro que mora na Austrália acesse outros conteúdos de nosso site e das nossas redes sociais. Se você deseja morar na Austrália nos podemos te ajudar com tudo. Entre em contato que nós lhe ajudaremos a realizar o seu sonho de viver na Austrália. Compartilhe este conteúdo com alguém que vai gostar e para ajude nosso trabalho a ajudar cada vez mais gente.

Compartilhe no seu Facebook
Compartilhe no seu Twitter
Compartilhe no seu Linkedin
Compartilhe no seu WhatsApp

Outros posts interessantes