As principais atividades exercidas por brasileiros assim que chegam na Austrália

Na Austrália não importa o que você faça, qualquer tipo de trabalho é bem remunerado. Mesmo sem experiência e sem falar inglês, mas com muita disposição para trabalhar, você consegue encontrar trabalho que paga uma média de AU$ 25 a 35 por hora (cerca de 700 a 1000 reais por dia hoje na conversão) sem muita dificuldade.

Adianto que não é trabalho fácil que você vai encontrar nos seus primeiros trabalhos, é serviço que tem que ralar. Mas quando sentimos que estamos sendo bem pagos, não nos importamos muito com as dificuldades e fazer qualquer trabalho se torna mais digno pois você está vendendo sua força braçal por um bom preço e terá um bom usufruto do seu pagamento.

"Na Austrália só não trabalha quem não quer, não pode ou não precisa."

Cada pessoa tem uma história e uma capacidade. Cada caso é um caso. Todos vão chegar em uma situação diferente e dependendo do que você faz você pode não precisar de pegar os trabalhos que vamos apresentar neste conteúdo. Há pessoas de TI por exemplo que conseguem emprego na área assim que chegam na Austrália, tudo depende da sua profissão e fluência no inglês.

Mas na vida como ela realmente é para a maioria dos brasileiros que se mudam para Austrália, o dia a dia do trabalhador na Austrália é bem puxado sob o aspecto físico, principalmente para os récem-chegados que não estão acostumados com este tipo de trabalho. Mas não é nada impossível nem que não se acostume.

O que não dá para se esperar é que para quem acaba chegar, o calouro ou caloura de Austrália, já vai sentar na janela, né? Você acabará tendo que pegar alguns trabalhos que são os menos desejados para sobreviver. Você terá os seus dias luta e os dias de glória. O início é mais duro mas a boa notícia e com o tempo você vai entendendo o jogo no mercado de trabalho e aos poucos vai encontrando melhores oportunidades.

Com estratégia definida e apoio de quem tem experiência, você evolui mais rápido que os estrangeiros que chegam perdidões na Austrália. Com nossa assessoria em pouco tempo estará sentando nos "melhores lugares".

Mudança de Mentalidade

Quando chegamos na Austrália muitas vezes é preciso deixar de lado por um tempo toda sua formação educacional e experiência para começar do zero em outro tipo de trabalho bem diferente do que você está acostumado, pelo menos por um tempo. Isto porque para dar conta do custo de vida da Austrália é preciso trabalhar na Austrália e nem sempre é possível escolher muito com o que irá trabalhar.

Na Austrália é super normal chegar para trabalhar em algo que você não tem a menor noção de como se faz. Foi assim que eu comecei na carpintaria em 2017 sem saber bater um prego e em pouco tempo já dominava a atividade.

Se você mostrar que tem disposição para aprender e trabalhar sério as pessoas vão te ensinando o necessário e você vai aprender tudo mesmo é na prática.

"Se não for possível trabalhar naquilo que você gostaria no momento você tem que dar um jeito e fazer qualquer outra atividade pois o custo de vida na Austrália exige."

Quando acabamos de chegar na Austrália a questão do ganhar dinheiro é muito necessária pois para viver no país sem trabalhar lá requer muitos reais.

Mas não tenha medo de não conseguir achar trabalho por lá. Na Austrália diferente do Brasil, o caminho para ter um bom salário não é apenas para poucos privilegiados. Você vai perceber que os bons salários não são encontrados apenas em atividade de escritório ou cargos com nomes bonitos. Na Austrália atividades que envolve trabalhos mais braçais são bastante valorizadas e muitos trabalhadores de uniformes sujos ganham melhor que alguns que usam terno e gravata.

O trabalho que é feito com o corpo em alguns casos é mais valorizado do que os que fazemos com o cérebro. Tem milhares de brasileiros que estão na Austrália trabalhando hoje, em atividades ligadas a Construção, Hospitalidade e Limpeza por exemplo que estão ganhando muito mais dinheiro que australianos que passam o dia no ar-condicionado.

Abaixo mostramos 10 atividades onde é muito comum encontrar brasileiros atuando, especialmente aqueles que acabam de chegar e ainda não possuem inglês fluente.

10 atividades em que os
brasileiros mais trabalham
quando chegam na Austrália

1. Construção Civil

A construção civil é um dos principais segmentos que move a economia do país. Na Austrália por onde você anda se depara com trabalhadores e veículos ligados ao mercado construção. O país está em crescimento acelerado e este tipo de profissional está em falta no país.

Na Austrália o trabalhador da construção é reconhecido como o cara que faz muito dinheiro e não é visto com certo ar de discriminação como acontece em alguns casos no Brasil. Os trabalhos nesta área pagam muito bem e oferecem oportunidades mesmo para quem não tem nenhuma experiência e deseja aprender.

Algumas atividade como carpinteiro, armador de ferro, rebocador de paredes por exemplo pagam de 50 a 60 dólares ou mais por hora para os mais experientes. É normal os trabalhadores destas áreas chegarem de Hilux, Mercedes, Porshe, Audi e carros de grandes marcas para trabalhar na obra.

E não pense que são apenas os homens que trabalham na construção. Há muitas mulheres trabalhando de igual para igual e fazendo bonito em várias atividades da obra na Austrália, inclusive com trabalho que envolve carregar peso.

Na função de Controle de Tráfego (traffic control) as brasileiras dominam o mercado em Sydney e já são as mais famosas no exercício da atividade que envolve cuidar do trânsito, dos veículos e das pessoas dentro e fora dos locais de obra.

Na Austrália as atividades dentro da obra são bem separadas e não existe aquele profissional que faz tudo como no Brasil. Há opções disponíveis em dezenas de especialidades na obra. Não há canteiro de obra na Austrália sem pelo menos 1 brasileiro. As principais atividades exercidas por eles são:

- Ajudante de obra (Labour);
- Assentamento de tijolos;
- Carpinteiro;
- Marceneiro;
- Assentamento de pisos e azulejos;
- Pintor;
- Paisagismo;
- Rebocador de paredes;
- Armador de ferro;
- Instalador de ar-condicionado;
- Concreteiro;
- Controle de tráfego;
- E muito mais.

2. Hospitalidade

São atividades em empresas das áreas de alimentação, cultura, lazer e turismo como restaurantes, cafés, hotéis, entretenimento, etc. Este tipo de emprego é o mais comum entre os estudantes do mundo inteiro que vão morar na Austrália.

Este é o tipo de trabalho que não é muito difícil de encontrar em qualquer cidade ou bairro do país. Cafés, pubs, restaurantes e hotéis estão por toda parte absorvendo essa mão de obra o tempo todo.

Os horários não são os melhores, principalmente para quem gosta de badalar no fim de semana, pois enquanto todos se divertem você trabalha. Eu considero uma boa uma atividade pois você trabalha em meio à muitas pessoas e clientes, o que nos ajuda evoluir na fluência do inglês.

O trabalho em hospitalidade em alguns casos tem turnos pequenos e horários alternativos, às vezes só no fim de semana ou só no jantar. Muita gente acumula empregos em lugares diferentes na mesma semana. O emprego com hospitalidade pode ser a renda principal ou mesmo uma renda extra.

Neste item abrangemos muitas profissões. As principais são:

- Barista;
- Garçon e garçonete;
- Barman e barwoman;
- Chef de cozinha;
- Ajudante de cozinha;
- Balconista;
- Churrasqueiro e chapeiro;
- Lavador de louça;
- Gerência e administração;
- Entregador;
- E muito mais.

3. Limpeza

Esta é uma profissão super valorizada na Austrália e isso geralmente surpreende porque nossa referência é o Brasil onde se paga muito pouco. Os profissionais de limpeza facilmente conseguem ganhar de 30 a 50 dólares ou mais por hora ou até mais. (Convertido em real é mais do que uma diarista ganha no Brasil por dia).

Existem vários tipos de serviço de limpeza, que pode ser de empresas, de residências, escritórios, obras e tudo mais que precise ser limpo. E não só as mulheres que atuam na atividade, há muitos homens trabalhando como cleaning na Austrália também.

As brasileiras são bastante requisitadas para limpeza de casas nas Austrália pois são famosas pela qualidade do serviço que prestam. Por isto existem muitas brasileiras empreendendo neste setor, visto que elas iniciam, acabam recebendo indicações, vão acumulando muitos clientes e acabam precisando de gente para ajudar. Quando dão por si estão com vários funcionários e uma empresa de sucesso.

Na Austrália os profissionais de limpeza usam muitos equipamentos eletrônicos e produtos químicos para limpeza, tornando a atividade um pouco menos braçal do que no Brasil.

4. Entregas

Pode ser de bicicleta, de carro, moto, van ou caminhão. Os brasileiros trabalham muito como entregadores na Austrália, seja como motorista de alguma empresa ou como autônomos trabalhando com aplicativos. A área de logística cresce na velocidade da internet em todo mundo e a Austrália está na crista da onda desta tendência.

Existem muitos aplicativos para entrega de comida, compras de supermercado, bebidas, eletrônicos, roupas e tudo mais que você imaginar na Austrália. Seja motorizado ou mesmo de bike, dá para ter uma renda legal só trabalhando com entregas.

5.Cuidador de idosos e pessoas com necessidades especiais

Cuidador de idosos e de pessoas com necessidades especiais é uma atividade muito valorizada na Austrália e que gera muitas vagas de trabalho. O governo oferece subsídios para quem é cidadão e necessita desses serviços então mesmo quem não tem uma renda alta tem condições de pagar altos valores para profissionais cuidarem delas.

É uma atividade que requer certa habilidade e vocação pois envolve um contato íntimo com pessoas que não tem mobilidade ou controle das suas funções físicas. Estas profissão além de interessantes para ganhar dinheiro também são bastante promissoras para conquista do visto permanente pois sempre aparecem nas listas do governo de demanda por profissionais.

6. Babá

Cuidar de crianças enquanto os pais trabalham ou tem algum compromisso social é uma atividade bastante exercida pelas brasileiras na Austrália. Este tipo de profissional é requisitado em geral nos bairros mais elitizados visto que qualquer mão de obra é muito cara na Austrália e somente os mais abastados podem pagar.

Existe um programa chamado Au Pair onde é possível trocar moradia por horas em serviços de babá e muitas pessoas usam isso para economizaram com moradia e assim diminuirem suas despesas no país.

7. Operador de empilhadeira

Tem muito brasileiro pilotando forklift na terra dos cangurús. Assim é chamada a empilhadeira em inglês porque a máquina tem uma espécie de garfo grande na frente que é usado para erguer as cargas. Os operadores de forklift atuam em todo tipo de empresa que possui grandes estoques, fábricas e centros de distribuição.

É necessário fazer um curso rápido de 2 ou 3 dias para obter uma licença e assim ser habilitado para exercer a atividade. O número de warehouses (galpões de estoque) na Austrália e muito grande e há diversas vagas disponíveis para trabalhar com a atividade.

8. Motorista

Dirigir na Austrália paga bem no país inteiro. Tem muitos brasileiros e também brasileiras dirigindo caminhões, carretas, vans e carros para ganhar a vida o país. Quem trabalha neste setor tem oportunidades sempre em todas as cidades. Além de trabalhar como funcionário você pode trabalhar para aplicativos transportando pessoas, mercadorias ou cargas.

9. Descarregamento de containers

Nas cidades onde existem portos ou recebem containers há muitas pessoas que trabalham descarregando essas imensas caixas de metal usadas para transporte por meio de navios. É uma atividade onde muitos brasileiros se adaptam e acabam pegando gosto. Existe várias formas de contratação mas a maioria delas paga por produtividade e muita gente que gosta de desafios faz uma boa grana na atividade.

10. Mudanças

Pelo fato de haver um giro de estrangeiros muito grande no país, este mercado é bem movimentado. Ganhar a vida fazer mudanças residenciais e comerciais é uma atividade que emprega muitos brasileiros. Tem muito brazuca fazendo removal na Austrália, inclusive muitos empreendendo nessa área. Como qualquer trabalho tem um valor interessante de pagamento por hora.

Se você quer saber mais sobre trabalho para brasileiros na Austrália acesse outros conteúdos do Mentor Austrália e nos acompanhe em todas as redes sociais que nós temos muita coisa legal sobre o assunto. Conte com a gente para entender, planejar executar seu plano de morar na Austrália.

Compartilhe no seu Facebook
Compartilhe no seu Twitter
Compartilhe no seu Linkedin
Compartilhe no seu WhatsApp

Outros posts interessantes